top of page

sobre a editora

Fundada pela jornalista Paula Quental, a Editora Artesanias emerge na cena das editoras independentes brasileiras, um movimento que vem ganhando força há mais de 15 anos. O nome remete ao fazer manual, no que este tem de singular, pessoal, único. Nossa proposta é produzir livros com o tempo e cuidado necessários, movidos a paixão pelo conhecimento e pela literatura. E sob o compromisso de contribuir para o debate essencial à construção de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária, que celebre as diversidades étnicas e culturais e estabeleça uma relação saudável com a natureza.

​

O foco principal são livros de não ficção, cujos temas se relacionem com grandes áreas das ciências humanas, como sociologia, história, economia, política, linguística, filosofia, jornalismo e estudos culturais.

​

Dentro desse segmento destacamos uma coleção de livros curtos, em formato de bolso, sob o título “Para salvar o mundo”, destinado ao público mais jovem. Eles abordarão temas que apontem alternativas a um futuro menos sombrio, numa proposta de teoria/ação/educação política.  

​

Em obras de ficção – prosa, poesia, gêneros híbridos – celebramos a pluralidade de vozes, a experimentação de linguagem, a abordagem de temas desconfortáveis, normalmente condenados à invisibilidade. Ou simplesmente uma história envolvente e muito bem contada. 

​

A proposta é ter sempre um olhar atento para novos autores, nos apresentando como possibilidade de publicação para quem já encontrou algumas portas fechadas em editoras tradicionais.

a equipe

Paula Quental – Diretora geral e editora

​

Carioca, Paula é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na profissão há 38 anos, 36 deles na capital paulistana. Foi repórter e editora em veículos como O Globo, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo e desde 2002 está à frente de agências de conteúdo. Ao lado do jornalista Joel Santos Guimarães desenvolveu a premiada Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), e, com a Hipermeios Agência de Comunicação, que comanda até hoje, é responsável, entre outros produtos, pelo site Brasil Debate (atualmente Brasil Debate o Futuro), com foco em economia política. Em abril de 2025 fundou a Editora Artesanias. É mestre pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

​​​

Léo Pê – Design e mídias digitais

​

Nascido no Rio Grande do Sul, cursou Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas. Atua desde 2013 como artista gráfico e pintor. Atuou como designer gráfico na Assembleia Legislativa do Rio grande do sul e foi responsável por projetos gráficos para publicações do SENAC e Embrapa.

 

Nara Quental – Atendimento e mídias digitais

​

Nascida e criada em São Paulo, formou-se em arte multimídia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Tem experiência com ensaios fotográficos artísticos, fotografia documental, fotojornalismo, além de gestão de mídias sociais. Cantora e compositora, está cursando produção musical no Conservatório Souza Lima.

​

bottom of page